Combustíveis Brasil

Sério Historica dos Indicadores de Preços de Combustíveis no Brasil

Os indicadores de preço de combustíveis são publicados mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por meio das políticas de Dados Abertos.

Os indices são contabilizados e fornecidos na nível Nacional, Regional e Municipal, realizando uma pesquisa de consulta de postos de abastacimento afim de estabelecer os preços médios, minimos e máximos da venda dos combustíveis na bomba, para medir o impacto orçamentário no bolso do consumidor final.

Variação de Preço da Gasolina

O preço da gasolina é um dos principais impactantes no bolso do Brasileiro. Assim como Diesel, porém em menor escala, ele impacta em outras cadeias produtivas e logisticas de diversos produtos e serviços.

Os indicadores de preço da Gasolina são dividos entre Gasolina Comum e Gasolina Aditivada.
A diferença entre gasolina comum e aditivada consiste, basicamente, na adição de aditivos que uma possui e a outra não.
Ambas apresentam as mesmas 50 elementos em sua composição, porém a gasolina aditivada conta com um aditivo dispersante quimico como um detergente, que limpa os resídulos gerados pelo combustível no motor do veículo.

Preço da Gasolina Comum

Preço da Gasolina Aditivada



Variação de Preço do Etanol

O etanol pode ser produzido a partir de matérias-primas, como milho, beterraba ou cana-de-açúcar. No Brasil, o modelo mais utilizado é o da cana. Essa opção tem algumas vantagens, pois é mais produtiva do que o combustível extraído do milho e causa um impacto menor ao meio ambiente.
Se um hectare de milho rende 3 mil litros de etanol, a mesma área equivale a 7,5 mil litros no caso da cana.

O Etanol Hidratado possi esse nome pois possue uma porcentagem de água na sua composição a partir do consumo da bomba, essa porcentagem vai de 6% a 7%.

Preço do Etanol Hidratado



Variação de Preço do Diesel

O Diesel é o combustível mais utilizado em território nacional, principalmente entre a categoria de veículos pesados.

Além de caminhões e ônibus, por seu excelente desempenho, é usado também em geradores de energia, trens, transporte marítimo, máquinas agrícolas e maquinários diversos. Portanto sua inflação ou deflação impacta diretamente em outros índices de forma agregada, por estar diretamente ligado a veículos de transporte de carga, alimentício e de materiais de forma geral.

Os indices de preço do Diesel estão divididos entre o Diesel S500 e Diesel S10. A diferença entre estes tipos de combustíveis está no teor de enxofre presente na composição.
Enquanto o diesel S-10 possui 10 partes de enxofre por milhão, o diesel S-500 possui 500 partes por milhão. Isso significa que o diesel S10 conta com maior poder de limpeza e detergência natural.

Os veículos a diesel fabricados após o ano de 2012 usam somente o Diesel S-10, enquanto os motores mais antigos utilizam ainda o Diesel S-500.

Preço do Diesel S10

Preço do Diesel Comum - S500



Variação de Preço do Gás Veicular





Datasets

JSON CSV Kaggle


Dados Detalhados



Fonte Oficial:



Ultima atualização: