Taxa Selic
Sistema Especial de Liquidação e Custódia
No Brasil, a Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia . É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil para controle da inflação
Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país, sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.
A Taxa Selic é a principal ferramenta do Banco Central para controlar o volume de recursos em circulação. Quando a economia está aquecida e os preços começam a subir a ponto de afetar negativamente as metas de inflação, a Selic Sobe, desestimulando empréstimos e contrações de serviços que tomam a Selic como báse de preço.
O mesmo ocorre quando a inflação está abaixo da meta. A Selic é diminuida para estimular o consumo e contratações de empréstimos de Pessoa Física e Pessoa Jurídica e aquecer a economia.
Taxa Selic - Meta
Datasets
JSON CSVTaxa Selic - Acumulada ao Ano
Datasets
JSON CSVTaxa Selic - Variação Mensal
Datasets
JSON CSVJuros Reais - Selic / IPCA
Os juros reais são uma medida do ganho real de um investimento, levando em consideração a inflação. Eles representam a diferença entre a taxa de juros nominal (ou aparente) de um investimento e a taxa de inflação durante o mesmo período.
Em outras palavras, os juros reais refletem o aumento real do poder de compra do dinheiro investido, após descontar a inflação. Se a taxa de juros nominal Selic Acumulado é de 8% ao ano e a inflação é de 4% ao ano, então os juros reais são de 4% ao ano (8% - 4% = 4%). Isso significa que o dinheiro investido está aumentando em valor real em 4% ao ano.
O indice inflacionário que iremos utilizar para ilustrar os Juros Reais será o IPCA